Em Duna: Parte 2, amor e poder colidem. Paul e Chani lutam entre sentimentos verdadeiros e ambições imperiais. Uma relação complicada revelada.
A relação entre Paul da casa Atreides e Chani dos Fremen é uma das principais tramas de Duna: Parte 2 e, quando se trata de responder se os dois realmente se amam, a situação é bastante complicada. Os filmes de Duna de Denis Villeneuve apresentam inicialmente o relacionamento do casal como amoroso e positivo, refletindo os subplots românticos comuns em outras narrativas do escolhido. No entanto, Duna: Parte 2 complica seriamente a dinâmica da dupla, deixando muitas audiências confusas sobre se o amor que o casal de protagonistas sentiam um pelo outro era real ao final do filme.
Duna: Parte 2 é a emocionante continuação da adorada adaptação de Denis Villeneuve do clássico romance de ficção científica Duna, de Frank Herbert, continuando a história de Paul Atreides. Duna de 2021 terminou com Paul e Lady Jessica encontrando refúgio entre os Fremen, os nativos de Arrakis, após a destruição da Casa Atreides pelas mãos da Casa Harkonnen. Duna: Parte 2 retoma de onde o original parou, continuando a ascensão de Paul como uma figura messiânica entre os Fremen enquanto trama sua vingança contra aqueles que mataram seu pai e destruíram seu império.
Paul Ama Chani – Mas Não Renuncia ao Poder por Ela
Responder às perguntas sobre a relação de Paul com Chani é uma tarefa complicada, pois a resposta difere entre os dois. Duna: Parte 2 vê o verdadeiro início do relacionamento do casal, e quando se trata de Paul, ele, sem dúvida, ama Chani. Ele repete isso ao longo de Duna: Parte 2, com o relacionamento parecendo real para ele durante todo o filme. Paul realmente a ama e faria qualquer coisa por ela, promovendo-a até a uma das capitãs na rebelião contra a Casa Harkonnen.
No entanto, embora ele ame Chani, ele não a ama o suficiente para renunciar ao poder por ela. Duna: Parte 2 termina com Paul fazendo a sombria escolha de se casar com a Princesa Irulan em vez de ficar com Chani, tomando essa decisão para assegurar um lugar como o futuro Imperador. Embora ele não tenha sentimentos por Irulan, casar-se com ela é uma decisão estratégica, uma que ele faz às custas de seu relacionamento com Chani. Embora Paul ame Chani, beber a Água da Vida faz com que ele ame mais o poder, algo que ele perseguirá em detrimento de um relacionamento.
Chani Ama Paul Também – Mas Ela Não o Segue Cegamente
Do ponto de vista de Chani, seu amor por Paul também é real, embora isso mude ao longo do filme. Quando Paul começa a viver entre os Fremen, Chani hesita em aceitá-lo, discordando da profecia messiânica do Bene Gesserit que Stilgar divulgou para o restante dos Fremen. Chani sente um amor verdadeiro por Paul, e embora discorde da profecia, ela não o responsabiliza por isso. Isso ocorre principalmente porque Paul inicialmente não aceita seu papel como Messias, resistindo às crenças dos Fremen fundamentalistas.
No entanto, a decisão de Paul de aceitar seu papel como o Messias dos Fremen muda a perspectiva de Chani sobre ele. Chani rapidamente se volta contra Paul, recusando-se a segui-lo cegamente. Chani interrompe cerimônias sagradas dos Fremen e até se recusa a se curvar perante Paul, contra o conselho de seus companheiros Fremen. Chani se torna cada vez mais hesitante em aceitar o plano de Paul à medida que ele estabelece o Caminho Sagrado no final de Duna: Parte 2, criando ainda mais atrito entre o duo. Embora esteja magoada pela decisão de Paul de ficar com Irulan, ela percebe que Paul ficou louco de poder neste ponto.
Duna: Parte 2 Torna o Amor do Casal mais Complicado que no Livro
O tratamento da história de amor do casal em Duna: Parte 2 é muito interessante, pois o filme torna tudo muito mais complicado do que no livro. Muitos personagens no filme foram expandidos ao adaptar o romance de Frank Herbert, com o papel de Chani nos livros de Duna sendo muito ampliado em Duna: Parte 2.
No livro original de Duna, Chani fica ao lado de Paul sem muita hesitação, mesmo quando ele escolhe Irulan em vez dela. No entanto, os filmes de Duna de Denis Villeneuve criam muito atrito entre o casal de protagonistas, complicando seu relacionamento além de seu desenvolvimento no material de origem. Isso é incrivelmente interessante, pois dá vida aos verdadeiros humanos no mundo de Duna, enquanto continua a construir os temas sobre os perigos da profecia. Será interessante ver para onde vai o relacionamento deles no futuro, com Duna: Parte 2 colocando Paul em um caminho sombrio.
Você pode gostar