O trailer oficial de Jurassic World: Domínio nos mostra várias espécies de dinossauros ferozes. Jurassic World: Domínio, é a conclusão de toda a saga, Jurassic World e Jurassic Park, e nos promete uma aventura com ação intensa com a volta dos nossos dinossauros favoritos da saga, juntamente com espécies nunca vistas antes no cânone jurássico.

A linha do tempo de Jurassic World: Domínio começa quatro anos depois que os dinossauros foram soltos na natureza em Jurassic World: Reino Ameaçado. Nos trailers, é evidente que os dinossauros se espalharam pelo mundo, integrando-se ao ambiente natural e as cidades, aterrorizando a civilização humana. Embora os humanos possam estar tentando viver ao lado dos répteis gigantes, fica claro pelo trailer que a natureza foi desequilibrada e o mundo pode não sobreviver à colisão entre o passado e o presente.

Refletindo isso, o elenco de Jurassic World: Domínio também combina o antigo e o novo; Sam Neill e Laura Dern reprisam seus papéis de Jurassic Park, enquanto Chris Pratt e Bryce Dallas Howard continuam seus papéis de Jurassic World. As verdadeiras estrelas de Jurassic World: Domínio, no entanto, são claramente os dinossauros, que seguem a tradição de Jurassic Park porém com maior precisão paleontológica; por exemplo, o tamanho de algumas criaturas varia de acordo com suas origens, enquanto outras exibem penas adequadas. É sempre bom ver todo e qualquer réptil antigo nas telas e aqui está um pequeno guia de cada dinossauro visto no trailer de Jurassic World: Domínio.

Dinossauros de Jurassic World Domínio

Parassaurolofo

Dinos do Jurassic World

Um rebanho de Parassaurolofo é visto perseguido pelas planícies por Owen Grady, interpretado por Chris Pratt, à cavalo. Essas criaturas herbívoras foram vistas brevemente no Jurassic Park original e no Jurassic World: Reino Ameaçado. As cristas distintas de Parassaurolofo não são chifres, mas sim partes de seus crânios, que presumivelmente funcionavam para melhorar a audição e a comunicação da espécie.

Apatossauro

Dinos do Jurassic World

Observado por uma multidão de trabalhadores impressionados, um Apatossauro berra em uma serraria no trailer de Jurassic World: DomínioAnteriormente mortos pelo híbrido Indominus Rex em Jurassic World, os saurópodes de pescoço comprido apareceram em todas os filmes da nova franquia. Apatossauro pode ser distinguido de seu primo braquiossauro, por suas pernas dianteiras mais curtas, cauda longa e ausência de um nariz protuberante.

Deinonico

Dinos do Jurassic World

Muitos Deinonico são vistos em todo o trailer de Jurassic World: Domínio, atacando humanos e cuidando de seus filhotes. Dois tipos desses raptores estão presentes: as versões escamosas bem conhecidas por terem sido treinadas pelo próprio Owen, como a Blue, e uma versão emplumada de aparência mais natural, conhecido como Pyroraptor, de porte pequeno, menor que a Blue. Apesar de serem chamados de Velociraptors em  Jurassic ParkJurassic World e nos romances originais de Michael Crichton, os dinossauros são inconfundivelmente Deinonico em tamanho, forma e comportamento; o nome foi tirado de uma espécie semelhante porque soava mais dramático.

Mosasaurus

Dinos do Jurassic World

Um enorme Mosasaurus sai do oceano para arrastar um barco de pesca sob as ondas no trailer de Jurassic World: DomínioPresumivelmente o mesmo monstro aquático apresentado nos dois filmes anteriores de Jurassic World, o Mosasaurus agora circula livremente nos nossos oceanos. Voraz, com mandíbulas incrivelmente enormes, o Mosasaurus é possivelmente a mais perigosa de todas as criaturas de Jurassic World: Domínio, provando-se anteriormente capaz de devorar o Indominous Rex com uma única mordida.

Tiranossauro

Dinos do Jurassic World

A figura principal da franquia Jurassic World, o trailer de Jurassic World: Domínio apresenta um Tiranossauro Rex interrompendo um filme drive-in. Um T-rex esteve em todos os filmes de Jurassic Park  e de Jurassic World, tanto como adversários ​​quanto como aliados. Um exemplo clássico de terópode gigantes e predadores, o nome do Tiranossauro Rex captura apropriadamente seu lugar como o rei tirano dos dinossauros.

Compsognato

Dinos do Jurassic World

Um esqueleto de Compsognato aparece brevemente no fundo quando o Dra. Ellie Sattler e o Dr. Alan Grant se reúnem, interpretados por Laura Dern e Sam Neill, respectivamente. Mais perigosos em matilhas, esses pequenos carnívoros foram apresentados em Jurassic Park: O Mundo PerdidoJurassic Park III e Jurassic World: Reino Ameaçado. Embora apenas um fóssil tenha sido revelado até agora, é provável que muitos Compsognato apareçam em Jurassic World: Domínio; vários deles foram salvos e acabaram livres na natureza no filme anterior.

Therizinossauro

Dinos do Jurassic World

Perseguindo Claire Dearing, interpretada pela belíssima Bryce Dallas Howard, pela floresta, um Therizinossauro aparece curiosamente irritado, apesar de ser um herbívoro. Esta espécie é completamente nova no Jurassic World e é um dinossauro meio bizarro, fora dos padrões do senso comum, Emplumado e com bico. O Therizinossauro está intimamente relacionado com as aves de rapina, embora suas garras muito longas tenham sido usadas para alcançar a vegetação em vez de caçar presas.

Alossauro

Dinos do Jurassic World

Atravessando uma praça europeia, um par de Alossauros quase devora Owen Grady com sua enorme mandíbula, no trailer de Jurassic World: DomínioUm Alossauros foi visto anteriormente escapando do vulcão em erupção em Jurassic World: Reino Ameaçado. Os predadores bípedes podem se parecer como versões menores dos Tiranossauros, mas as espécies têm diferenças distintas, incluindo as cristas semelhantes a chifres em suas cabeças e um tamanho menor.

Quetzalcoatlo

Dinos do Jurassic World

No trailer de Jurassic World: Domínio, um gigante Quetzalcoatlo desce do céu para atacar um avião que Owen e Claire estão voando. Superando outros répteis transportados pelo ar, o Quetzalcoatlo é um dinossauro nunca visto antes nos filmes do Jurassic Park ou Jurassic World, tornando sua aparência ainda mais imponente. Embora não sejam tecnicamente dinossauros, os animais voadores ainda são caçadores fascinantes e aterrorizantes.

Pteranodonte

Dinos do Jurassic World

Acompanhando o Quetzalcoatlo em seu ataque ao avião, Jurassic World: Domínio apresenta um bando de Pteranodontes agressivos. Menores, mas não menos capazes no ar, as criaturas aladas apareceram em todos os filmes de Jurassic Park e World desde Jurassic Park: Mundo Perdido, causando vários níveis de caos. Os Pteranodontes podem ser alguns dos mais reconhecíveis de todos os animais apresentados em Jurassic World: Domínio com sua crista na cabeça e bico em forma de lança.

Dilofossauro

Dinos do Jurassic World

Um Dilofossauro com babados coloridos fica cara a cara com Claire no trailer de Jurassic World: DomínioNão visto desde o filme original, esta espécie foi popularizada por sua capacidade de cuspir ácido corrosivo (uma habilidade inteiramente fictícia inventada para Jurassic Park). Embora seja altamente improvável que o Dilofossauro fosse capaz de cuspir ácido, ele verdadeiramente pode ter sido venenoso. Além disso, não há evidências fósseis do babado icônico visto nos Dilofossauros dos filmes, embora certamente seja um visual emocionante, possivelmente o resultado dos experimentos quiméricos feitos pelos geneticistas do Jurassic Park.

Nasutoceratops

Dinos do Jurassic World

O trailer de Jurassic World: Domínio apresenta um grupo de Nasutoceratops em debandada virando veículos blindados com seus chifres. Embora eles se assemelhem muito a espécies clássicas semelhantes como o Triceratops, esses dinossauros ceratopsianos não apareceram em nenhuma edição anterior de Jurassic World. Distinguidos pela falta de um chifre montado no nariz, os Nasutoceratops parecem significativamente mais agressivos do que sua natureza herbácea sugeriria; claramente, algo acontece em Jurassic World: Domínio para irritar esses poderosos quadrúpedes.

Giganotossauro

Dinos do Jurassic World

Um enorme terópode se aproxima de todos os protagonistas no trailer de Jurassic World: Domínio, algo maior e mais imponente até mesmo que o Tiranossauro Rex. Anteriormente visto apenas no teaser do prólogo de Domínio, onde ele derrota um T-Rex, a cabeça estriada da criatura cruel sugere que é um Giganotossauro. O que o Giganotossauro é capaz de fazer em Jurassic World: Domínio é desconhecido, mas o dinossauro conquistador é considerado o maior e mais aterrorizante de todos os seus companheiros.

Alguns dinossauros dos filmes originais e até mesmo nos romances de Michael Crichton tiveram algumas de suas características modificadas ou até mesmo receberam habilidades que não possuíam quando vivos, para aumentar a sua dramaticidade ou cumprir funções necessárias ao roteiro. Nos filmes da primeira trilogia não vemos dinossauros com plumagens, pois na época que os livros foram escritos essas características ainda careciam de ampla divulgação científica. Mas a nova trilogia teve todo cuidado ao representar com maior precisão cientifica a aparência e comportamento das espécies, como na recriação do Pyroraptor que será representado com a plumagem encontrada nos fósseis mais recentes. É bem possível que Jurassic World: Domínio corrija alguns erros nas representações de espécies já bem conhecidas dos fãs. (contribuição do Thiago Miro, @jurassicbrazil)

Até agora tudo o que sabemos sobre Jurassic World: Domínio nos leva a crer que esse será o maior e mais épico filme da franquia. Se o número de dinossauros diferentes for uma medida confiável para o sucesso do filme, podemos esperar momentos arrebatadores no encerramento dessa franquia.

Saberemos tudo isso no dia 9 de junho, quando Jurassic World: Domínio estrear em  nos cinemas.